implantes-post

A reabilitação com Implantes Dentários é um tratamento odontológico que apresenta ótimos índices de sucesso. Isso vem resultando na busca de novos protocolos cirúrgicos e protéticos, com o intuito de diminuir o tempo de tratamento e o desconforto para o paciente. A técnica de implantes dentários com carga imediata tem mostrado ótimos e bem-sucedidos resultados, sendo cada vez mais aplicada na implantodontia.

Nos últimos anos, houve grande divulgação e popularização dessa nova técnica no tratamento de perdas dentárias. Ao mesmo tempo em que a ampla divulgação para o público em geral de novas técnicas de tratamento pode ser extremamente benéfica por seu caráter educativo, a difusão de informações sem o devido esclarecimento pode ser por muitas vezes um fator de confusão para os pacientes.

A divulgação por meios de publicidade dos implantes dentários com carga imediata passa a impressão de que todos os pacientes e todos os casos de perdas dentárias podem ser tratados dessa forma, o que não é verdade. Existem indicações precisas para a sua aplicação.
Basicamente, a “carga imediata em implantes dentários” é a instalação de uma prótese fixa de caráter provisória após, no máximo, 72 horas da instalação do(s) implante(s).

Assim, os transtornos  causados pela a utilização de dentaduras já podem ser considerados desnecessários na odontologia moderna. É possível substituí-las tanto na maxila (osso superior da boca) como na mandíbula (osso inferior). O método consiste  primeiramente na introdução cirúrgica de 4 a 8 implantes dentários que servem como pilares. Posteriormente sobre estes implantes é colocado uma prótese total fixa, composta de uma estrutura metálica que  suporta 10 a 12 dentes de resina.

untitled1

untitled2 Prótese total fixa superior

Esta prótese tem função mastigatória e já está preparada para entrar em função e participar do processo de mastigação de alimentos imediatamente.
O princípio desta técnica é de que os implantes são todos rigidamente unidos pela prótese, portanto vão permanecer imobilizados durante a fase de cicatrização do osso ao redor dos implantes.

Esta modalidade de reabilitação é vastamente consagrada na literatura científica, e tem sido utilizada por profissionais há anos.

Também nos casos de perda de um único dente, principalmente em casos na região anterior, que comprometem a aparência e o convívio social do paciente, é possível que se aplique a técnica. Entretanto nesses casos, como não haverá união com outros implantes, a prótese provisória deve ter basicamente função estética, sem receber grandes esforços mastigatórios.

Em todos os casos o paciente deve ser clinicamente saudável e não deve apresentar infecções bucais. O implante deve sempre estar firmemente instalado, em um osso de boa qualidade e boa quantidade, para que possa receber qualquer tipo de prótese imediata.

Portanto, devemos entender os implantes dentários com carga imediata como uma alternativa e possibilidade de conforto maior para os pacientes, quando as condições sejam favoráveis. Apenas com uma avaliação criteriosa de cada caso, o cirurgião dentista pode optar por este tratamento com segurança e previsibilidade.